sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

No Hearted

Não entendo como essas coisas funcionam... De uns tempos pra cá, fui acusada, por todos os lados, de não ter coração.

Pois bem, fico a imaginar o que seria uma pessoa sem coração. Imagino que seja fria, indiferente e cruel, cumulativamente. Que não se importe com nada a não ser consigo mesma. Uma pessoa que chuta cachorrinhos, que nunca dá esmolas e que não gosta de Natal. Enfim, uma pessoa desprezível.

Deus! Será que sou assim?

Sentimentalmente falando, talvez tenha sido, um pouco. Mas bem pouquinho mesmo... Nunca chutei cachorro morto, como muitos possam imaginar. Sempre me coloquei no lugar do outro e tentei minimizar sofrimentos, para ambos os lados, de forma bastante objetiva. Evidentemente, meu lado tinha proeminência, mas acho que não deviam me culpar por amar mais a mim mesma, pois não significa, necessariamente, que não tenha amado ninguém.

Então penso: talvez minha ‘falta de coração’ tenha se devido a essa maneira pragmática de pensar e sistematizar uma relação. Como disse um amigo uma vez, se eu pretendesse administrar um investimento, seria melhor tentar o mercado mobiliário, não uma pessoa... Agora entendo o que ele quis dizer.

Confesso que não fiz o que aquela velha frase piegas manda: “siga seus sentimentos”. Ao invés, preferi seguir a outra: “seja você mesmo”, levando para o amor a frieza com que tratava outras áreas da vida. Mesmo assim, fico pensando: o que impede que isso seja amor? Eu pensei em um bem mútuo, eu me importei com alguém e lutei por isso. Em que isso me torna diferente dos outros 99% da população? Será que meu jeito de pensar e agir, me preservando, diminuindo a importância de bobagens levadas a sério de mais [a meu ver] me faz menos humana? Torna-me uma pessoa ‘sem coração’?

Acho uma tamanha injustiça! Tudo bem, tenho certeza que quem assim me ‘classificou’ já amou, e amou muito, mas será que isso o/a qualifica a dizer que nunca amei?

De qualquer modo, ouvir isso me deixou de coração partido, o que já foi um ótimo sinal em si, pois significa que tenho um coração. Agora, de acordo com 99% da população, só falta fazê-lo começar a bater.

Mesmo tendo um coração 'parado', acho que já sinto alguns sintomas de coração... Por exemplo: simplesmente por saber que alguém em especial está triste por minha causa, meu dia simplesmente acabou. Será um bom sinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário